domingo, 18 de maio de 2014

Liga Espanhola: Barcelona (1) vs Atlético de Madrid (1) - Notas

Solução fácil: cruzamento

Continuamente ao longo da época, foi a solução do Barcelona para quase todas as jogadas. Inicia o jogo interior, falta linha de passe, bola na ala e cruzamento. Sem dinâmica para aproveitamento de cruzamentos e com jogadores baixos, é difícil entender a opção. No final do jogo, notou-se Messi a ir buscar a bola mais atrás e a evitar ao máximo que a bola fosse para a ala.

Messi

Percebo a leitura sobre a baixa de forma e até a "tristeza" que muitos vêm no seu jogo, mas acho que quem está mal não é Messi, é a equipa. Oferecem-lhe poucas soluções e ninguém consegue organizar jogo, conduzir, criar oportunidades e marcar golos sozinho...
Não entendo quando dizem que esteve apagado esta época. São 28 golos e 11 assistências em 29 jogos na Liga e 8 golos em 7 jogos na Liga dos Campeões, tudo isto com 2 meses de competição perdidos por lesão e num colectivo pouco funcional.

Sem Xavi...

Sobra para Iniesta, Messi e Busquets muito do que o Barcelona faz com bola. Cesc tem que aparecer mais, influenciar mais o jogo. Perceber os tempos do jogo e as melhores soluções.

Busquets




É isto o que Busquets oferece. Soluções técnicas e tácticas fantásticas. Defensivamente e ofensivamente.

Koke

Faz parte de uma geração fabulosa do futebol espanhol e é já um dos meus jogadores preferidos a nível mundial. Já o vi como médio defensivo, interior, médio ofensivo e extremo e nunca joga mal. Leitura de jogo, técnica, intensidade,... Tudo!

Simeone

Ganha um campeonato espanhol fora do normal para os últimos anos, muito à conta de uma excelente organização defensiva (análise aqui) e uma intensidade muito acima da média.

Parabéns!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Finais das competições europeias

A época podia terminar agora. Das equipas presentes nas meias-finais de ambas as competições da UEFA, defrontaram-se as 2 mais fortes. Sorte a nossa, ter o dobro dos jogos em finais antecipadas.

Atenção! Não quero com isto dizer que as finais serão meras formalidades para Real Madrid e Benfica. De todo!

Parabéns a ambos os treinadores pelo excelente trabalho (aconteça o que acontecer na final).