terça-feira, 20 de agosto de 2013

Paços de Ferreira (1) vs Zenit (4) - Notas (Editado)

Paços de Ferreira

As dificuldades já eram previstas (posse de bola), mas a equipa de Costinha respondeu bem. Organizada, a procurar ter a bola e a atacar constantemente a baliza adversária. Também porque o Zenit se dá bem com isso, diga-se.
Fonte: Facebook do Paços de Ferreira

Filipe Anunciação

Tivesse apanhado um treinador que transformasse a violência em agressividade e poderia ter tido uma carreira melhor como trinco ou central (numa breve pesquisa encontrei 3 nomes de treinadores que passaram pela carreira dele: Jaime Pacheco, Neca e José Mota...).

Espaço "6" do Paços e Shirokov

Já tenho falado por aqui na importância do controlo deste espaço. André Leão normalmente é bom nessa tarefa, mas falhou uma vez e deu golo (o primeiro). Talvez o erro não seja dele, mas de quem era suposto fechar esse espaço quando ele sai. Que foi o que aconteceu no quarto golo do Zenit. Contra equipas deste nível erros pagam-se caro, especialmente quando na outra equipa está Shirokov. Brilhante a aparecer em zonas de finalização. Imprescindível para o modelo de jogo de Spalletti.

Romeu

Tal como foi o caso de Vítor, parece chegar tarde à "ribalta" (apesar de ter estado com o Penafiel na Primeira Liga, segundo dados do zerozero nem 1 minuto fez). Parece ser um grande reforço para o Paços e assim que ganhar mais rotinas a jogar perto de André Leão poderá ser um meio-campo difícil de ultrapassar.

Costinha e Vítor

É difícil separar o que é o trabalho de Costinha do que tinha sido feito por Paulo Fonseca, ainda assim, se há razão para sair de cabeça baixa deste jogo é pela previsível saída de Vítor. E que jeito daria Vítor! O Paços seria certamente um dos maiores candidatos às competições europeias, bem próximo de Braga e Sporting. Assim, parece estar a alguma distância desses dois. Talvez ao lado de Estoril, Rio Ave e Marítimo.

Sistema de jogo e os 3 da frente (Rui Miguel, Hurtado e Irobiso)

Parecia ser um 4-4-2 (ou 4-3-1-2) em losango com os avançados abertos, mas com mobilidade na frente para trocas entre Rui Miguel, Hurtado e Irobiso. Surpreendeu a escolha de Irobiso, mas respondeu bem. Não deverá ser titular e até o sistema de jogo poderá mudar, mas deixou boas indicações. Hurtado continua a mostrar valor e foi pena não ter jogado de início contra o Braga (estará relacionado com o cansaço das viagens pela seleção). Rui Miguel, não esteve tão bem, mas com a saída de Vítor deverá lutar pela titularidade com Sérgio Oliveira (supondo que Romeu ganha a titularidade).

Novo tópico: Sistemas

A UEFA disponibiliza os press kits com as informações das posições médias:

Paços de Ferreira

Primeira Parte

Linha de 4, pivô, 2 interiores com Sérgio O. (20) mais aberto e
3 jogadores móveis na frente

Segunda Parte

Vítor (6) mais próximo do meio-campo do que Rui Miguel (10 no esquema anterior);
Carlão e Hurtado mais destacados e próximos da área.

Zenit

Pouca diferença entre primeira e segunda parte, por isso, só ponho o esquema do jogo todo.
Terminou o jogo com Arshavin (entrou pelo 34, Bystrov) próximo do PL e
Mogilevets (entrou pelo 10, Danny) a equilibrar em número no meio-campo, sem extremos.
Aqui nota-se Witsel e Zyryanov próximos com 4 jogadores destacados para as
transições ofensivas (Shirokov, Bystrov, Danny e Kerzhakov)

2 comentários:

  1. Teve oportunidades de golo? Ou pelo menos criou situações, onde apenas a técnica falhou tipo o último passe ou a finalização?

    ResponderEliminar
  2. O GR deles fez algumas boas defesas e fizeram 9 remates à baliza. Mas acho que é o ponto onde têm de melhorar mais. Sérgio Oliveira a tentar muitas vezes de longe (alguns passaram perto) e depois com o Carlão tinham uma referência na área, mas perigo mesmo criou pouco. Vítor também ainda tentou, mas para antever o que pode ser o Paços esta época, acho que ele pouco conta.
    Diga-se que o Zenit estava muito confortável a defender e baixou muito as linhas (principalmente os 4 defesas, Witsel e Zyryanov; os outros ficam prontos para o contra-ataque).

    Eles marcaram por erros corrigíveis do Paços (1º e 4º é controlo do espaço à frente da defesa, o 2º...) e pela qualidade individual (3º, não só pelo livre, mas pela jogada que dá a falta).

    Vê o resumo que está no tvgolo. O de 5 minutos tem grande parte dos lances de perigo.

    ResponderEliminar