segunda-feira, 27 de maio de 2013

Porto e Benfica - Parte 2 - Deficiências nos Plantéis

Os plantéis não eram assim tão diferentes. Muitas e boas opções em certas posições, poucas e de qualidade questionável noutras. Importa agora identificar os problemas e corrigi-los.

Porto

Danilo e Alex Sandro fizeram a época toda. Quando Alex Sandro teve de ficar de fora, Mangala aproveitou e foi ganhando espaço no onze do Porto. Quiño, nunca foi opção. É jovem e terá o seu tempo, tal como Alex Sandro quando Alvaro Pereira estava no plantel. Se na próxima época, for solução, é menos um problema. Senão, tem que ser resolvido. Já no caso de Danilo, poderia ser Maicon a fazer o seu lugar. Fez na época passada (ou há duas?!) o lugar de lateral direito, ainda que não tenha feito grandes exibições. Este problema tem mesmo que ser resolvido. Na equipa B há David Bruno. Tem 21 anos. Ou serve para a equipa A agora ou dificilmente alguma vez irá servir. É altura de tomar decisões.

Na frente, mais 2 problemas. Os 2 colombianos: James e Jackson. James era o único elemento criativo no plantel. Principalmente numa liga que se domina, é mau estar dependente de um jogador para inventar soluções (porque os adversários baixam muito as linhas). Na equipa B cresce Tozé, mas não teve oportunidades na equipa principal (sem ser o jogo com o Sporting). Agora chegam Tiago Rodrigues e Carlos Eduardo, mas James já saiu. Pelo menos 3 jogadores seria importante. Sejam estes ou outros entretanto comprados. Jackson foi durante grande parte da época, o único ponta-de-lança (Kléber e Lièdson quase nunca contaram). Outra época assim para o colombiano é muito penosa. Dellatorre foi o mais utilizado na equipa B, mas não brilhou muito; Vion parece estar com dificuldades na transição júnior-sénior; Sebá só tem sido opção como extremo e Caballero apesar de chegar rotulado de craque também não se conseguiu impor (tem tempo para isso, diga-se). Nos júniores há ainda Gonçalo Paciência, mais forte fisicamente que as outras opções e André Silva muito móvel e também capaz de jogar nas alas. O futuro destes 2 deve passar pela equipa B, mas se não for contratado ninguém, não seriam soluções a descartar.

Benfica

Tal como o Porto, um dos problemas são as laterais. Maxi Pereira tem muitos erros e por vezes, André Almeida é solução de recurso (como suplente é muito bom, até pela polivalência, mas para titular do Benfica pede-se melhor) e Melgarejo tem algumas dificuldades defensivas (natural para quem só jogou neste posição esta época). Pelo menos um titular para a lateral direita e um suplente para a esquerda deviam ser considerados. Na equipa B jogam João Cancelo e Lionel Carole. Podiam ser suplentes, mas é difícil vê-los a curto prazo como titulares do Benfica. Principalmente para lateral direito faria sentido pensar numa contratação.

O outro grande problema do Benfica são os médios. Matic e Enzo fizeram a época toda. No banco, Martins e Aimar lutavam contra lesões e permanentes condições físicas inadequadas. Em Janeiro saiu Bruno César que podia ser opção para o lugar de Enzo, deixando ainda mais descurada essa posição. André Gomes está em crescimento, mas ainda não é opção para a equipa principal. André Almeida pode ser considerado para o lugar de Matic, mas está longe de ter a qualidade ofensiva de Matic (ou mesmo a capacidade física de Javi Garcia). Na B, há Leandro Pimenta e Diogo Rosado. Leandro já tem alguns anos de sénior, mas ainda não teve grande afirmação. Diogo Rosado seria uma opção a experimentar na pré-época. Também Miguel Rosa poderia jogar no meio-campo, apesar ter jogado quase sempre como extremo na B. Djuricic já está contratado, mas deverá jogar mais à frente. Ainda assim, será uma boa opção para os jogos mais difíceis (em que o Benfica precisa de se aproximar de um 4-3-3, como no jogo com o Porto). Para trinco, acho aconselhável o recurso ao mercado.

Sem comentários:

Enviar um comentário