sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dilema para Vítor Pereira - Quem joga nas alas?

É difícil argumentar que James Rodriguez e Izmailov não são os melhores extremos do Porto. Ainda assim, tenho alguma dificuldade em vê-los juntos em campo jogando os 2 como extremos. E é fácil de explicar o porquê: são ambos jogadores de corredor central. Quando o Porto estiver em organização ofensiva, será muito provável ver os 2 jogadores a procurarem os mesmos espaços e só os laterais a oferecerem largura e profundidade (possivelmente obrigaria 1 interior a sair do centro).
Boa notícia para Vítor Pereira a recuperação de James

Se fosse eu a escolher, jogava com 1 deles (James em condições normais) e ficava com a certeza de que tinha um excelente suplente não só para quem joga, mas para outras posições (Izmailov pode entrar para o lugar de Moutinho/Lucho e James poderá jogar nas costas do PL). Puder contar com um jogador da qualidade de James ou Izmailov fresco aos 60 minutos (altura normal das primeiras substituições) poderá ser um arma tão forte como tê-los desde o início. Na outra ala, Atsu (que hoje até jogou mais interior do que é normal para ele) ou Varela.
Com a boa forma do russo, levanta-se uma questão: quem joga nas alas?




Outros casos

No Barcelona, quando joga Iniesta na ala esquerda, Pedro joga na direita. Pedro é mais vertical e o sistema de jogo catalão também permite laterais com posicionamento mais adiantado.
No Real Madrid, joga Ronaldo na esquerda e com a tendência para procurar o corredor central, é Di Maria que dá largura e profundidade na direita. Neste caso, raramente Di Maria é ajudado pelo lateral e os apoios são interiores, dados por Ozil, Khedira ou o avançado (Higuain/Benzema). Do outro lado é o lateral que dá profundidade ou Ozil quando sai do seu habitat.

Sem comentários:

Enviar um comentário