terça-feira, 4 de setembro de 2012

Benfica sem Witsel e Javi - Como resolver o problema?

Com a saída de Javi Garcia e Witsel e sem o reforço da equipa, o Benfica tem agora uma situação difícil de resolver.

Quem está no plantel?
Na equipa principal sobram Matic, Carlos Martins e Aimar como médios de raiz. Maxi Pereira, Bruno César, Enzo Perez e Gaitán também podem jogar no meio-campo, mas têm sido usados maioritariamente noutras posições.
Na equipa B, o Benfica conta com André Almeida, Leandro Pimenta, Luciano Teixeira, Rúben Pinto, André Gomes, Élvis e Miguel Rosa.
Já agora, acrescento também que o Benfica tem Nuno Coelho, Rúben Amorim e David Simão sob contrato, mas emprestados (Aris, Braga e Marítimo, respectivamente).

Mantendo o 4-2-4 que Jorge Jesus tem usado
Soluções em 4-2-4
Esta situação retira Aimar da equação, pois num meio-campo a 2 jogadores, o argentino não tem resistência para ser uma aposta regular. Também Miguel Rosa seria uma ligeira adaptação visto que é essencialmente um "10". A última hipótese para trinco seria o aproveitamento de Maxi Pereira. Obrigaria a jogar com Cancelo no lado direito da defesa ou a adaptar outro jogador a essa posição. Globalmente, não parece ser o ideal.

No 4-3-3 (/4-2-3-1) alternativo
Soluções em 4-3-3

Aqui daria para encaixar os 3 melhores jogadores do meio-campo no onze inicial e deixaria como segunda opção Bruno César e os jovens da B (André Gomes e André Almeida). Situação semelhante à anterior, com a vantagem de aproveitar Aimar e Bruno César como "10". Também Gaitán poderia jogar nessa posição.

Voltando ao 4-4-2 da primeira época
Soluções em 4-4-2
O grande benefício é ter Carlos Martins e Aimar como opções para a mesma posição, o que permite maior rotatividade sem um decréscimo de qualidade tão significativo. O problema poderá estar nos jogadores que ocupam as posições laterais. Já deixei Bruno César de parte das opções como "10" para que fosse opção nessas posições. Dificilmente Nolito encaixaria neste sistema, Gaitán também poderia trazer algumas dificuldades (obrigaria Carlos Martins a jogar num dos lados do losango, ao estilo de Ramires) e Salvio jogaria mais longe da área.

Conclusão
Eu optaria pelo desenho tático da primeira época de Jorge Jesus no comando do Benfica. O desenho é mais equilibrado que o actual (4 médios em vez de 2) e permitia mais rotatividade ("criava" mais polivalência através de Carlos Martins, Maxi Pereira, Bruno César, Gaitán e Enzo Perez). A minha segunda hipótese seria o 4-3-3. Perde por não descansar Carlos Martins em nenhum momento (Matic a jogar a "8" e André Almeida a "6" ou a hipótese de Maxi no meio tanto a "6" como a "8" manteria a qualidade?). Em último lugar, escolheria o desenho habitualmente usado pelo treinador do Benfica, pois entrega o meio-campo a 2 jogadores, sendo que um deles tem muitos problemas físicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário