terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mas que salgalhada...

Que confusão que se está a instalar. Não se sabe se vão jogar 16 ou 18 equipas na Primeira Liga no próximo ano, não se sabe se alguma vai descer esta época, não se sabe se o Boavista vai jogar na Primeira e ainda falta juntar as equipas B à Liga de Honra.

16 ou 18 equipas
Monetariamente não me parece que faça muita diferença à globalidade das equipas. Desportivamente não vejo nenhuma melhoria com o aumento do número de equipas. Interessa, acima de tudo, perceber como vai ser feita essa alteração. Se é por via da não-despromoção é um erro enorme da nova direção da Liga. Qualquer outra situação tem que ser bem pensada. No site A Outra Visão, Ricardo Figueiredo apresenta algumas das hipóteses.

Boavista
Desportivamente não faz sentido nenhum que consigam o salto para a Primeira, mas se a Justiça o ordenar, não há nada a fazer. Há que contar com as elevadas indemnizações que o Boavista poderá pedir. Quanto ao plantel, certamente que haverá uma revolução que também prejudicará o clube. Na minha opinião, seria mais sensato para o clube e para o futebol português que subissem à Segunda Liga. Tanto quanto sei, este cenário não está na mesa. É pena.

Equipas B
A ideia parece ter surgido de repente. Também parece ter sido feita para beneficiar certas equipas. O Nacional já contestou. Veremos o que acontece. Mais uma vez, desportivamente, parece uma má opção. Não sei se todas as equipas B vão ter qualidade para jogar na Segunda. Por exemplo, o Marítimo B está em 10º na Zona Norte do Terceiro Escalão. Se nem faz parte das equipas de topo dessa divisão, o que vai trazer de positivo à Segunda é uma incógnita.

Segunda Liga
O alargamento para 22 equipas, traz os mesmos problemas que o alargamento da Primeira para 18. Além do congestionamento do calendário, falta definir quantas sobem e descem de divisão. Pode, porventura, acabar com a situação estranha e indesejada de só subirem 2 equipas do Terceiro Escalão.

Sem comentários:

Enviar um comentário