sábado, 22 de outubro de 2011

Porto - Ataque e Defesa Organizada

Ao ver o jogo do Porto contra o APOEL, achei estranho o uso do duplo-pivot e a maneira como a equipa se posicionava quando tinha a bola em ataque organizado. Portanto, decidi analisar a situação (não em muito detalhe) e propor algumas soluções alternativas que, na minha opinião, melhoravam a qualidade de jogo da equipa.

1. Posições iniciais
A equipa do Porto desenhou um 4-3-3, com Hélton na baliza, quarteto defensivo composto por Sapunaru, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira; Fernando, Guarín e Moutinho no meio-campo e Hulk, James e Kléber abertos na frente. Em esquema não foge muito do seguinte:
Desenho Base

2. Defesa Organizada
Quando a equipa estava em situação defensiva, Guarín juntava-se a Fernando e formavam um duplo-pivot. É uma situação pouco usual no Porto, principalmente contra uma equipa de valor claramente inferior. James fecha na esquerda, Kléber também baixa um pouco para participar na pressão, mas Hulk quase não participa no processo defensivo. Diga-se que este é um grande problema. Já é difícil entender como no futebol actual, um jogador não cumpra a nível de posicionamento defensivo, mas ainda me é mais difícil entender que um jogador nem sequer faça parte do processo defensivo (por exemplo, fazendo pressão). Acaba por deixar a equipa a defender com 1 a menos, o que obriga outros jogadores a saírem das suas posições.
Em situação de defesa organizada

Qual seria a solução? Hulk passar para o meio nestas situações, pode ajudar (Kléber parece mais disponível), mas a melhor solução seria Hulk mudar de atitude e ser mais activo nas tarefas defensivas. Uma mistura das 2 também podia ser interessante. A parte do duplo-pivot é, obviamente, fácil de resolver: Guarín subia e jogava lado-a-lado com Moutinho como é normal. Nestas condições, o Porto também costuma "criar" um desenho parecido a um duplo-pivot defensivo, mas mais dinâmico e com trocas de jogadores. Por exemplo: se a bola estiver do lado de Moutinho, Fernando faz a cobertura/dobra e Guarín fecha o outro lado, ao invés, se a bola estiver do lado de Guarín, é Moutinho que fecha. Sugiro a leitura do texto do blog lateral esquerdo para se perceber melhor este "falso" duplo-pivot que normalmente o Porto usa:
http://lateral-esquerdo.blogspot.com/2011/09/ainda-o-sporting-proteccao-dos-medios.html

3. Ataque Organizado
Em ataque, Hulk encosta-se à linha, James vem para o centro, os médios invertem o triângulo (em relação à situação defensiva, isto é, passa a ser 1-2), os laterais sobem e Fernando fica mais próximo dos centrais. Aqui, o problema parece ser a distância entre alguns jogadores, nomeadamente de Hulk e Álvaro Pereira do resto da equipa. Guarín, Moutinho e James jogam próximos no centro e Sapunaru ao subir ocupa o espaço entre Hulk e os médios (às vezes entre Hulk e Kléber). Não me parece que seja o ideal, não só pela distância dos tais 2 jogadores do resto da equipa, mas também pela distância de Hulk aos lugares no campo onde ele pode criar mais perigo (imediações da meia-lua da área). No caso de Álvaro Pereira, fica sem apoios e é obrigado a fazer cruzamentos que grande parte das vezes acabam por não criar perigo.

Em situação de ataque organizado

Solução: Uma alternativa é jogar ao estilo do Palermo do ano passado ou do Nápoles (3 jogadores da frente em trocas posicionais a jogarem próximos). Assim, Hulk estaria mais próximo das zonas de finalização, James poderia envolver-se mais na construção de jogo (ao estilo de Pastore ou Hamsik nos casos que referi), Moutinho e Guarín davam suporte aos laterais quando estes subiam pela linha e Kléber teria mais apoio. No caso dos laterais fazerem cruzamentos, também seria mais fácil de ter um maior número de jogadores na área.

Solução Proposta para situação de ataque organizado

Sem comentários:

Enviar um comentário