segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Plantel Proposto vs Plantel Actual - Braga

Plantel Proposto: Futebol é Isto!
Plantel Actual: zerozero ; transfermarkt

Diferenças:
GR: - Cristiano e Beto + Marcos e Berni
DD: - Miguel Garcia + Baiano
DE: 0
DC: - Paulão, Henrique e Aníbal + P.Vinicius, Ewerthon e Douglão
MD: - Vandinho + Vinicius e Custódio
MC: - Guilherme
MO: - Stilic + Mérida
EX: - B.Gama e Yazalde + Alan e P.César
PL: - Douglas + N.Gomes, Meyong, Carlão e Rivera

Análise
Entre Cristiano e Beto e Marcos e Berni, a diferença qualitativa não será muita. Mas mantinham um jogador com potencial na equipa e tinham mais um jogador de selecção no plantel, o que poderia ser importante para uma equipa como o Braga.
A chegada de Baiano foi uma boa novidade, pois é melhor que M.Garcia, tendo já ganho a titularidade. Também se enquadrava com a minha política de compras no mercado interno.
A revolução no centro da defesa parece estar a correr bem (o Braga é uma das equipas menos batidas da Liga), mas é sempre arriscado. Segurar Paulão teria sido interessante, mas P.Vinicius entrou bem na equipa. Ewerthon ganhou o lugar a Henrique na pré-época e Douglão será uma alternativa mais forte do que Aníbal. Ainda assim, Aníbal é um jogador da formação e seria interessante que tivesse hipótese de mostrar valor pela sua equipa.
Na proposta disse que o Braga devia escolher 1 entre Vinicius, Vandinho e Custódio. Acabou por escolher os 2 que eu não tinha escolhido. São jogadores de valor e o Braga não ficou a perder. Só se nota a falta de Vandinho quando H.Viana tem que sair e ninguém tem capacidade de pegar no jogo à frente da defesa. No entanto, o problema podia ficar resolvido com a permanência de Guilherme no plantel.
No negócio Pizzi, o Braga recebeu Fran Mérida. O espanhol tem muito potencial, mas ainda não conseguiu mostrar o seu valor. Diga-se que tanto no At.Madrid como no pouco tempo que jogou no Braga, jogou a extremo e isso pode estar a condicioná-lo. Stilic continua a ser uma boa opção, pois Mérida só está no clube por empréstimo.
Contava com as saídas de Alan e P.César que acabaram por não acontecer e o Braga ficou a ganhar com isso. Ainda assim, Bruno Gama teria sido uma excelente adição ao plantel, principalmente  por "troca" com P.César (apesar de Gama jogar preferencialmente à direita e P.César do lado esquerdo).
Na frente, mais uma revolução. Douglas desapontou na pré-época e foi emprestado e Zé Luís teve uma lesão grave que obrigou o clube a ir ao mercado. Meyong continua a mostrar valor e manteve-se no plantel. A chegada de N.Gomes foi muito importante não só a nível de projecção nacional do clube, mas também a nível desportivo. Carlão é a solução que Zé Luís está impossibilitado de ser e Rivera é um projecto para o futuro (incluí o mexicano no grupo dos avançados mas tenho ideia que é um jogador polivalente e também pode ser usado nas alas.

Resumo
Qualitativamente, é um plantel muito interessante. A permanência de Alan e as entradas de Baiano e Nuno Gomes foram muito boas para o clube.
A maior preocupação era ver como reagia a equipa à revolução na defesa. Sem problemas nesse aspecto, a única falha que aponto é a decisão de emprestar Guilherme. É um jovem com muita qualidade e potencial. Possivelmente, a decisão de emprestar terá sido feita tendo em conta uma maior utilização no Gil Vicente do que teria no Braga, mas não concordo com esse conceito (abordarei isso num texto futuro).
Em comparação com o proposto, tal como o Porto, perde referências para o futuro. Bruno Gama, Yazalde, Aníbal e Cristiano podiam ser elementos interessantes no futuro do clube.
Fica por saber o que acontecerá quando (/se) Pizzi voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário