sábado, 10 de setembro de 2011

Liga Portuguesa: Porto (3) vs Setúbal (0) - Notas (visto no Estádio)

Meio-campo do Porto na primeira parte
O Porto dominava o jogo, mas não havia muitas linhas de passe disponíveis. Muitas vezes a bola era jogada para trás. Souza tentava envolver-se nas movimentações atacantes, mas não parecia estar muito confortável com esse "trabalho".

Meio-campo do Porto na segunda parte
Com a entrada de Moutinho, o Porto conseguiu jogar mais apoiado. Trocou os passes para trás por falta de opções, por passes laterais e passes para a frente. Possivelmente, o Porto descobriu hoje o "método" a utilizar nos jogos contra equipas que joguem muito fechadas.

Defour
Parece uma mistura de Belluschi com Moutinho. Quase não falha passes, tem boa visão de jogo, joga mais à frente do que Moutinho e também é excelente na transição defensiva, tendo um bom posicionamento e sendo agressivo na recuperação da bola. O seu maior problema são as bolas pelo ar. É curioso ver como fica atrapalhado nessas situações. No plantel tem muita concorrência e poderá ser mais uma solução de futuro do que de presente.

Belluschi
Tal como escrevi no último jogo (Leiria vs Porto), é fantástico ver a capacidade que tem para fazer pressão quando a equipa perde a bola. Mais uma vez, uma dessas recuperações deu em golo (1º golo). Diga-se que hoje esteve muito bem acompanhado a esse nível por Defour e Moutinho. Outro ponto onde esteve bem foi no passe para mudar o lado do jogo. Da direita para a esquerda ou da esquerda para a direita, o passe longo saiu quase sempre bem. Também esteve envolvido no 2º golo com um excelente passe e marcou o 3º. Início de época em grande para o argentino que praticamente falhou a pré-época por lesão.

Moutinho e Hulk
Quando entraram mudaram o jogo. Moutinho deu posse de bola, certeza no passe e ainda fez o 1º golo. Hulk é sempre uma dor de cabeça para os adversários, desequilibrou definitivamente o jogo e ficam no registo 2 assistências.

James Rodriguez
Mais uma vez a mostrar classe. Cada toque na bola parece pensado. Mesmo quando parece que vai perder a bola, lá consegue dar um toque e continuar a jogada. Brilhante! Desapareceu um pouco na segunda parte, mas fica na história do jogo com 1 golo.

Hélton
Mostra a importância de ter um bom Guarda-Redes mesmo quando o jogo é fácil. As poucas defesas que teve que fazer foram de alto nível e, apesar de causar uns apertos no coração aos adeptos portistas, é um espectáculo vê-lo com a bola nos pés (diga-se que foi assim que salvou algumas asneiras de Alvaro Pereira, Maicon e Rolando).

Vítor Pereira
Optou por fazer alguma rotação do plantel, devido à sequência de jogos em que o clube está envolvido. A equipa não perdeu vontade, nem determinação, mas perdeu algum entendimento entre jogadores. A troca que fez ao intervalo (Moutinho por Souza) foi de génio, pois permitiu que a equipa chegasse ao golo e jogasse melhor. Única alteração que não percebi foi a entrada de Djalma. Naquela situação, acho que o Porto ficaria a ganhar com a introdução de Fernando (se Cristian Rodriguez quisesse sair, Belluschi jogaria numa ala ou podia ser testado um 4-4-2 com Hulk e James na frente). Numa altura que o Porto já tinha baixado as linhas e o Setúbal estava a fazer um último esforço para marcar um golo, a presença de um trinco (especialmente como Fernando), daria maior controlo de jogo.

Mais uma vez, porque não me canso de repetir
Meio-campo do Setúbal - não me parece que funcione como está construído. Além das possíveis trocas de jogadores, também gostava de ver o Setúbal a jogar com um meio-campo de 4 jogadores (Ney, Djikiné, Hugo Leal/Neca, Gonçalves) com 2 avançados na frente (gostei de ver Rafael Lopes e João Silva na frente, mas em princípio a dupla seria João Silva e Pitbull).

Sem comentários:

Enviar um comentário