quarta-feira, 28 de setembro de 2011

E se o Porto acreditasse nas camadas jovens?

O banco de suplentes do Porto
O Porto apresentou-se no jogo da Liga dos Campeões contra o Zenit com um banco composto por: Bracali, Maicon, Souza, Defour, Varela, Djalma e Cristian Rodriguez

Para que serve?
Aqui, podemos ter várias respostas. As mais óbvias parecem-me ser (sem nenhuma ordem específica):
1. Ter soluções para certos momentos do jogo, isto é, quando é preciso mudar o jogo ter alguém que o possa fazer (seja ofensiva ou defensivamente);
2. Ter alternativas aos titulares para precaver eventuais situações de jogo (lesões, desgaste, expulsões, etc.), isto é, ter pelo menos uma solução por posição.
A que mais me interessa é a segunda.

Voltando a olhar para o banco do Porto 
Temos: 1 guarda-redes, 1 central forte no jogo aéreo, 1 médio defensivo que é pouco posicional, 1 médio que pode ocupar os vários lugares do meio-campo, 2 extremos de desequilíbrio/extremos "avançados" e 1 extremo de equilíbrio/extremo "médio". Para cobrir todas as posições em campo faltam claramente 1 lateral e 1 ponta-de-lança (pode-se dizer que também falta um 10, mas como o Porto joga com 2 médios de transição, Defour é bastante capaz na construção de jogo e estava James em campo, não tem assim tanto relevo). Como estava Hulk em campo, entendo que não seja preciso mais um ponta-de-lança. Discordo, mas entendo. Falta o lateral. Otamendi estava em campo e já jogou nessa posição (embora não muitas vezes e com pouco sucesso), mas quando Fucile foi expulso, Vítor Pereira escolheu Fernando para essa posição (poucos foram os jogos que fez nesta posição). Posso especular que terá sido para não desfazer a dupla de centrais, mas mais importante que isso, prova que Otamendi não era solução para essa posição.

Voltando ao título do texto
Não sei quem é o lateral direito (normalmente os destros têm mais facilidade em jogar dos 2 lados) titular nos júniores e muito menos faço ideia da sua qualidade, mas para lá estar, deve ter alguma. Afinal, está numa das melhores equipas júniores de Portugal e num dos clubes portugueses que mais investe na formação (apesar de não retirar dividendos dessa aposta). Porque não pode ser uma opção? Não sei se o resultado do jogo teria sido melhor ou pior, mas acho que faria mais sentido. Sei que o título parece um ataque a um clube, mas o mal é generalizado (no nosso país e não só). Faltando opções, nunca se recorre às camadas jovens. Porquê?

Nota: Gostava de ver David Bruno, André Pinto e Atsu terem uma oportunidade no plantel do Porto. Acho que têm potencial para serem opções na equipa. Talvez mais que Fucile, Sapunaru, Maicon, Djalma e Iturbe.

Sem comentários:

Enviar um comentário