sábado, 27 de agosto de 2011

Supertaça Europeia 2012: Porto (0) vs Barcelona (2) - Notas

Frustração
É o que me ocorre depois do tempo que perdi a escrever os textos e ver que saiu (quase) tudo furado... Dani Alves não subiu tantas vezes, Xavi e Iniesta não deram o ritmo ao jogo que costumam dar, Messi e Villa estiveram muito apagados,... Parecia o primeiro jogo de pré-época para o Barcelona. Ainda assim, graças a uma dádiva de Guarín e à genialidade de Messi conseguiram o primeiro golo. O segundo golo veio numa fase em que o Porto já estava mais desconcentrado e cansado. Sapunaru fica para trás, deixando Fábregas sozinho e Messi teve tempo e espaço para fazer o passe (falhou a pressão).

Nem tudo se perdeu
Tinha falado na paciência que era necessária para conseguir defender esta equipa e da necessidade de fazer pressão ao portador da bola. Aqui, parece-me que o Porto cumpriu em grande parte do tempo, mas falhou muito no final. Resta saber o que faria no caso do Barcelona estar a 100% (fisicamente falando, não necessariamente com Puyol e Piqué disponíveis). Também tinha posto a hipótese de Cristian Rodriguez começar a titular, apesar de pensar que Kléber fosse o preterido em vez de Varela e falei na possibilidade dos 4 médios que foi assumida na segunda parte (Varela entra por Rodriguez e mantém o 4-3-3, mas depois saem Souza e Kléber para entrarem Fernando e Belluschi e há uma troca para 4-4-2 com Guarín a jogar muito perto dos atacantes).

A melhorar
Eu tenho que melhorar a capacidade de análise. Já se tinha notado um ritmo relativamente baixo do Barcelona nos jogos contra o Real Madrid e devia ter tido isso em conta (apesar de contra o Nápoles terem estado bem melhor).
O Porto tem que melhorar a saída de jogo, aumentar os níveis de concentração ao longo dos 90 minutos e, acima de tudo, tomar decisões relativas a alguns jogadores: definição dos objectivos de Kléber para esta época (titular ou suplente) e das situações de alguns jogadores como Fernando, C.Rodriguez e A.Pereira.
O Barcelona tem que aumentar rapidamente o ritmo de jogo. A continuar assim, num dia menos bom de Messi, é "presa fácil".

Sem comentários:

Enviar um comentário