quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Supertaça Europeia 2012: Porto vs Barcelona - Antevisão (Parte 1)

Vou começar a antevisão do que será o jogo de sexta-feira com a análise ao Barcelona.

Onze Inicial do Barcelona
Ainda não há onzes iniciais, mas já se sabe que Piqué e Puyol não jogam. Possivelmente serão as únicas baixas. Então deverão jogar:

| Valdés |
| Dani Alves - Mascherano - Abidal - Adriano |
| Xavi - Busquets - Iniesta |
| Pedro - Messi - Villa |

Ainda assim, não é certo que seja este o 11 que alinhará de início. Sanchez, Cesc, Thiago e Keita, podem muito bem ser titulares em diferentes posições.

Peças-Chave
Apesar de ter suplentes de enorme qualidade, o 11 base do Barcelona tem algumas peças-chave que permitem que o jogo flua de outra maneira quando eles estão em campo. A saber: Messi, Xavi, Busquets, Dani Alves e Iniesta.

1. Messi - A genialidade de Messi é incomparável e tem a capacidade de mudar um jogo numa jogada. Pará-lo sem ser em falta é praticamente impossível. Além de fazer uso da sua velocidade e capacidade de drible, Messi também se destaca no passe, visão de jogo e no remate, oferecendo sempre ao adversário uma "ameaça tripla" (drible, passe e remate).
2. Xavi - É o organizador de jogo do Barcelona. É quase obrigatório que a bola passe por ele em todas as jogadas e tem uma enorme facilidade em gerir a velocidade do jogo e no passe de desmarcação.
3. Busquets - É muitas vezes visto como a ovelha negra desta equipa, mas foi o segundo jogador com mais toques na bola na última Liga dos Campeões, o que prova a sua importância para a equipa. É um dos jogadores que inicia a transição defesa-ataque e dá sempre linha de passe aos jogadores mais avançados. Também é de extrema importância para a equipa a sua movimentação aquando da transição ataque-defesa, descendo para o meio dos centrais e permitindo que Piqué ou Puyol compensem a posição avançado dos laterais.
4. Dani Alves - Faz a lateral toda, percorrendo vários espaços mediante a necessidade da equipa. Quando a equipa não tem a bola, é lateral; quando precisa de apoio na saída de bola; é ala e quando a equipa está próxima do último terço, é atacante.
5. Iniesta - Ajuda Xavi na construção de jogo e é muito forte na condução de bola e no passe. Consegue passar despercebido, mesmo quando a bola passa inúmeras vezes por ele. Por vezes, também tenta o remate de longe.

Estilo de jogo
Ofensivamente, é pouco objectivo para alguns (não concordo), mas proporciona momentos de verdadeiro espectáculo que todos apreciam. Assenta na troca de bola rápida e na constante movimentação dos jogadores que não têm a bola na procura de erros defensivos. Para isto, procuram muitas vezes a formação de triângulos (dá múltiplas linhas de passe sem descompensar outras zonas do terreno).
Defensivamente, a pressão alta que exercem leva, usualmente, à rápida recuperação da bola.
É um estilo de jogo com poucas falhas, principalmente, devido à mecanização do estilo de jogo (compreensão por parte de todos os elementos participantes).

Jogadas Habituais
Apesar de ser um estilo de jogo que explora muito os erros defensivos, há algumas jogadas que visam aumentar a probabilidade desse erro acontecer. Outras jogadas habituais servem para permitir fluência na construção de jogo.
1. Messi vem ao meio-campo buscar jogo e, se a equipa contrária fizer marcação homem-a-homem, arrasta a marcação. Uma de três jogadas acontecem após este movimento: ele próprio segue com a bola e tenta criar um desequilíbrio individualmente; devolve a bola e mantém o apoio ao meio-campo; devolve a bola e procura a devolução em passe longo para as costas da defesa (mais circunstancial)
2. Um dos centrais sobe. Isto permite dar apoio à construção de jogo ou criar um desequilíbrio pela presença de um elemento estranho a certa zona do terreno (numa marcação à zona, pode criar uma situação de "jogador-extra"). Também pode ser Busquets a fazer isto, mas é raro acontecer.
3. Tabelinha para entrada na área. Normalmente é feita por um dos médios-centro (Xavi ou Iniesta), mas também pode ser feita pelos avançados. Consiste numa tabelinha realizado junto à grande área em que a bola é metida nas costas da defesa aproveitando alguma desconcentração da defesa. Muitas vezes, esta jogada é acompanhada da presença de um jogador numa posição intermédia da trajectória da bola (perto dos centrais) para criar distração.
4. Bola metida entre central e lateral. Passe feito por Messi, Xavi ou Iniesta para Villa e Pedro aproveitando alguma falha de comunicação ou de posicionamento entre central e lateral. Como é um jogada lateral, costuma ser seguida de um passe para o meio, aproveitando a entrada de um jogador.

Sem comentários:

Enviar um comentário