quinta-feira, 23 de junho de 2011

Proposta de Plantel: Benfica 2011/2012

O plantel que acabou a época
GR: Moreira, Roberto e Júlio César
DD: Maxi Pereira e L.Filipe
DE: Fábio Coentrão e Carole
DC: Luisão, Sidnei, Jardel e Roderick
MD: Javi Garcia, Airton e R.Amorim
MC: Carlos Martins e César Peixoto
MO: Aimar e F.Menezes
EX: Nico Gaitán, Salvio e J.L.Fernandez
PL: Cardozo, Nuno Gomes, Saviola, Jara, Kardec e Weldon

Portugueses: 7
Total: 26


Saídas e Entradas já confirmadas
Entradas
André Almeida (MC/MO, Belenenses), Bruno César (MO/PL, Corinthians), Enzo Peréz (EX/MO, Estudiantes), Daniel Wass (DD/EX, Brondby), Matic (MC, Chelsea), Nolito (EX, Barcelona B), Artur Moraes (GR, Braga), Nuno Coelho (MD, Académica)
Saídas
Nuno Gomes, Sidnei (Besiktas), Airton (Flamengo), F.Menezes (Botafogo) e Salvio (retorna do empréstimo)

Quem deve ficar e quem deve sair?
Deve Ficar
Maxi Pereira, Carole, Luisão, Jardel, Roderick, Javi Garcia, R.Amorim, Carlos Martins, Aimar, Nico Gaitán, Cardozo e Jara
Deve Sair
L.Filipe, J.L. Fernandez, Saviola, Kardec e Weldon
Dúvidas
Júlio César - um dos três GR deve sair. não se tendo afirmado como solução após o mau momento de Roberto, faz com que seja incluído nesta lista, mas acho que vai continuar.
Moreira - ser mais uma vez terceiro GR não deve agradar a Moreira, por isso, acho que devia procurar outro clube, mas como não parece que isso vá acontecer, mantenho-o no plantel.
Roberto - foi muito criticado, os jogadores não confiam nele e foi contratado um jogador para o lugar dele, por isso, é bastante provável que saia. No entanto, o elevado ordenado e a necessidade de recuperar o investimento podem dificultar esta venda.
César Peixoto - como polivalente pode ficar no plantel para "tapar buracos", mas tendo em conta a idade e as soluções existentes, a melhor solução seria sair.
Fábio Coentrão - quer sair e tem convites, mas o Benfica tem dificultado a sua saída e isso pode afastar algum interesse. No entanto, é bastante provável que saia.

Entradas propostas
No caso de sairem 2 Guarda-Redes (entre Moreira, Roberto e Júlio César), a escolha deverá cair em Oblak (retorna do empréstimo) para 3º GR. Se só sair 1, então ninguém deve entrar.
Necessariamente, terá que comprar um defesa central. A decisão será entre um jogador de futuro e continuar a apostar em Jardel para fazer parelha com Luisão ou num titular indiscutível. No segundo caso, teria que ser um jogador complementar a Luisão e que seguisse o perfil de David Luiz (rápido e bom a sair a jogar). Não me lembro de muitos nomes que correspondam ao perfil e estejam disponíveis para o Benfica, mas certamente que Tolói (Goiás) e Mário Fernandes (Grémio) podiam ser considerados. Para o primeiro caso, Léo Kanu, já deve estar contratado.
Saindo Fábio Coentrão e não contando com César Peixoto como opção, será necessário um titular, visto que Carole ainda tem que evoluir para ter esse estatuto. Falava-se em Ansaldi (Rubin), mas a demora do Benfica a finalizar o negócio (isto é, a vender Coentrão), parece ter desesperado os dirigentes do clube russo. Apesar de tudo, acredito que continue a ser uma opção. Outra opção seria recorrer ao mercado brasileiro ou argentino, por exemplo: Fabian Monzon (Boca Jr) ou a jogadores que estejam à procura de equipa, por exemplo: Insua (Liverpool). Uma terceira opção, seria apostar em Shaffer, que tanto quanto sei ainda está sob contrato do Benfica.
Para a posição 10, apesar de já contar com alguns jogadores que podem fazer essa posição (Aimar, Gaitán, Enzo, Bruno César e Carlos Martins), Miguel Rosa e David Simão vão fazer a pré-época. Supondo que um deles fica, aposto em David Simão (retorna de empréstimo) pela experiência de Primeira Liga.
Quanto aos extremos, apesar de já terem no plantel 3 jogadores e Jorge Jesus só jogar com 1 (no outro lado costuma jogar um interior), pode haver uma alteração da estratégia e isso tornava Urreta ou Rúben Pinto como soluções a custo zero muito viáveis. No entanto, não considero necessário reforçar esta posição.
Finalmente, a última necessidade seria um ponta-de-lança. Tendo Jara e Bruno César como segundos-avançados e só Cardozo como jogador de área, a aposta natural seria num jogador com o mesmo perfil do avançado uruguaio. No entanto, a necessidade de apostar mais noutras posições e tendo em conta o que já foi gasto noutras contratações, a opção pode recair em Nélson Oliveira (retorna do empréstimo) ou em Urreta (retorna do empréstimo). Também se fala que Rodrigo Mora já está contratado. Se por outro lado, o Benfica optar por mais uma contratação, lembro os nomes de Federico Santander (Guarani) que esteve emprestado ao Toulouse mas já voltou ao Paraguai e Adrian Lopez (Deportivo) que desceu de divisão e tem estado em destaque no Europeu de Sub-21.

Plantel proposto
GR: J.César, Artur Moraes e Moreira
DD: Wass e Maxi Pereira
DE: Carole e Ansaldi
DC: Luisão, Roderick, Jardel e Tolói
MD: Javi Garcia, Nuno Coelho e R.Amorim
MC: Carlos Martins e Matic
MO: Aimar e David Simão
EX: Nico Gaitán, Enzo Peréz e Nolito
PL: Cardozo, Jara, Bruno César e Nélson Oliveira (/Urreta)

Portugueses: 7
Total: 25


Onze Base
Jorge Jesus não deve trocar o seu 4-4-2, apesar de ter alguns jogadores mais propícios a outros desenhos táticos.
GR: Artur Moraes
DD: Maxi
DE: Ansaldi
DC: Luisão e Tolói
MD: Javi Garcia
AD: Carlos Martins
AE: Enzo Perez
MO: Gaitán
SA: Bruno César
PL: Cardozo

Portugueses: 1
Jogadores Novos: 5 (1 do nosso campeonato)


Conclusão
O plantel está praticamente decidido, por isso, não tinha muitas escolhas a fazer. Saliento o baixo número de portugueses que deve ser corrigido nas próximas épocas (e estou a incluir David Simão, Nélson Oliveira e Roderick que podem não fazer parte do plantel).

Sem comentários:

Enviar um comentário