quinta-feira, 22 de julho de 2010

Europeu Sub-19: Portugal vs Espanha - As bases do bom futebol

Ver esta selecção da Espanha a jogar é uma experiência quase igual a ver a selecção sénior. Os jogadores mudam, mas o estilo de jogo é o mesmo, prova de que está bem definida a identidade do futebol espanhol.

Esse estilo de jogo assenta em 2 pilares importantes: recepção e passe. As bases do bom futebol. Mais que remates fantásticos, fintas impossíveis e carrinhos de última hora, o que serve de alicerce para o bom futebol, são estes dois elementos.

Recepção
A recepção de bola deve ser feita ao primeiro toque, preferencialmente com orientação. Isto é, qualquer bola que nos seja endossada deve ser controlada (/dominada) de maneira a facilitar o próximo movimento, seja ele um passe, remate ou drible.

Passe
Apesar de muitas vezes se insistir no passe curto (em desprezo de passes longos), o que deveria ser prática convencional era um jogador (seja ele defesa, médio ou atacante) ser capaz de executar qualquer tipo de passe dependendo da situação de jogo. Não o ser, implica quebra na fluidez de jogo de uma equipa. Exemplo: se um jogador tem oportunidade de lançar um atacante que fica isolado frente ao guarda-redes, só o faz se tiver confiança para fazer esse passe. Confiança essa que é ganha com a prática (/treino). Se não tomar essa opção, provavelmente vai ser obrigado a fazer um passe curto para outro jogador e até pode ser obrigado a jogar para trás (não que isso seja mau em todos os casos, mas neste, tendo em conta as possibilidades, seria).


PS:
De notar que se neste grupo de jogadores, já temos uns quantos acima da média, casos de Canales, Pacheco e Alcântara, por exemplo, não é menos verdade que há outros jogadores de topo com idade muito próxima (que penso que não podiam participar neste evento), como são os casos de David De Gea, Bojan Krkic e Fran Mérida. Todos estes jogadores deverão fazer parte do futuro (que se prevê muito bom) do futebol espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário