sexta-feira, 25 de junho de 2010

Mundial 2010: Portugal vs Brasil

Portugal está a surpreender defensivamente. Ainda não sofremos nenhum golo e não se pode dizer que o Brasil não tentou. Quando entrou o Pedro Mendes, ficou uma linha de 5 perfeita. Era raro alguém se "desposicionar". Com um meio campo a fechar assim e próximo da linha dos defesas, os jogadores brasileiros não tinham espaço para entrar em diagonais, nem para o passe curto. Assim que saía o primeiro passe da tabelinha (movimento muito procurado principalmente pelos atacantes brasileiros), 2 ou 3 jogadores portugueses já estavam a fazer pressão na bola. Isto obrigou o Brasil a trocar a bola na linha de meio campo, que deixou Dunga à beira de um ataque de nervos.

Quanto ao ataque, pareceu-me que o Queiroz queria jogar como o Uruguai nos 2 últimos jogos: Ronaldo a fazer o trabalho do Forlán (quando não tem posse é PL, quando a equipa tem a bola é "trequartista"/"enganche"), Duda e Danny a fazer o trabalho de Suarez e Cavani, mas como estavam sempre longe de Ronaldo era muito difícil dar-lhe apoio e a equipa ficava muito partida. Na 2a parte alterou um bocado e pareceu-me que o Ronaldo tinha ordens para sair mais pelas alas e não tanto pelo meio. Depois, a troca do Simão pelo Duda só pecou por tardia. Na minha opinião, para atacar melhor é preciso apostar no Hugo Almeida. Deixá-lo jogar fixo no meio, de costas para a baliza, só a receber e tocar para entradas dos extremos e médios.

Notas Positivas:
Cristiano Ronaldo - cada vez mais joga para a equipa e se assume como capitão.
Fábio Coentrão - não se esperava tanto de um jogador que há um ano era um extremo que se perdia em fintas.
Eduardo - muita segurança e zero golos sofridos (não só mas também à conta dele).
Meireles - tal como escrevi no meu último texto, quanto mais próximo da área mais perigoso. hoje esteve um pouco mais longe, mas não deixou de ser uma peça fulcral nas transições.

Notas Negativas:
Ricardo Costa - entendo a titularidade dele para fazer frente às diagonais do Nilmar, mas estranhamente perdeu-se completamente no lugar onde se devia dar melhor, no centro.
Pepe - é notória a falta de ritmo e pode-se questionar se terá sido boa ideia trazê-lo para uma competição tão curta e exigente.
Duda - serve para tapar o buraco a lateral, mas não tem a mesma qualidade de outros extremos.
Danny - jogar a extremo sem o ser, pode levar a resultados menos conseguidos. quando podia sair pelo meio parecia mais perigoso, mas foram tão poucas as oportunidades que o que fica de bom da exibição é somente o trabalho defensivo. é uma nota negativa não tanto para Danny, mas para a insistência em fazer dele o que não é.

Já agora, 4M pelo Eduardo é uma pechincha! É capaz de ser um dos melhores negócios na razão qualidade/preço.

Sem comentários:

Enviar um comentário